Anemia em shih tzu: Sintomas e Tratamento

 Seu shih tzu está indisposto, sem vontade de comer e muito cansado? É preciso ficar atento, pois esses sinais podem querer te contar que seu cão está com anemia. A anemia em shih tzu é caracterizada pela redução do volume sanguíneo, consequência de uma provável doença ou distúrbio genético. O diagnóstico de anemia sinaliza que o animal está com baixa quantidade de glóbulos vermelhos no sangue e isso pode acontecer por diversos motivos.


Causas da anemia em Shih Tzu 


Quando falamos sobre anemia em shih tzu, já pensamos na perda de ferro do sangue, certo? É comum esse pensamento, mas devemos destacar que essa doença canina pode ser provocada por diferentes razões. Esse tipo de anemia em shih tzu causada pela baixa quantidade de ferro no sangue é rara, desenvolvida apenas em animais muito debilitados.


Anúncios


A principal causa da anemia em shih tzu é o aumento anormal da destruição dos glóbulos vermelhos pelo organismo. Além disso, pode ser causada por:

- Acidentes: considerada anemia hemorrágica, devido à perda de sangue;

- Doença transmitida pelo carrapato: a doença do carrapato leva à destruição de células sanguíneas;



- Má alimentação: deficiência de vitaminas e ferro, essenciais para a produção de sangue. Por isso, fique sempre atento ao escolher a ração para Shih Tzu que oferecerá ao seu amigo. Ela deve ter todas as vitaminas e nutrientes essenciais para proporcionar um desenvolvimento saudável do animal;

- Venenos ingeridos de maneira acidental;

- Parasitas: carrapatos, vermes intestinais e pulgas em cães, que se alimentam do sangue do animal;

- Doença renal crônica: a medula óssea não é estimulada para produzir células vermelhas.


Sintomas da anemia em Shih Tzu 


Os sintomas da anemia em shih tzu podem te ajudar a descobrir a doença logo no início. Portanto, para saber se seu cãozinho está com anemia é preciso ficar de olho nos sinais clínicos mais comuns:

●        Perda de apetite no shih tzu;

●        Urina escura;

●        Palidez nas mucosas;

●        Indisposição para brincadeiras e passeios;

●        Perda de peso;

●        Aparência triste.

Destacamos que esses sinais não determinam o diagnóstico, apenas o exame de sangue é capaz de afirmar se o shih tzu está realmente anêmico. Por isso, se identificar algum desses sinais, leve seu amiguinho ao veterinário o quanto antes!


Tratamento da anemia em Shih Tzu 


O veterinário irá indicar o melhor tratamento, de acordo com a anemia que foi identificada. Em casos de anemia hemorrágica, o tratamento pode exigir uma intervenção cirúrgica. Já em outras situações, como a anemia causada por parasita, é necessário que os cuidados sejam direcionados para acabar com o agente causador.


O tratamento da anemia em no shih tzu é feito com medicamentos que estimulam a produção de sangue na medula, ração para cães adequada com suplementos de vitaminas, vermífugos e, nos casos mais graves, transplante de medula óssea e transfusão de sangue.


Comentários