Eclampsia em Shih Tzu: Por que ocorre após o parto?

    Eclampsia em Shih Tzu - Por que ocorre após o parto


 A eclampsia em shih tzu é uma condição aguda com risco de vida, causada por níveis criticamente baixos de cálcio no sangue – hipocalcemia. Esta doença em cães se desenvolve nas primeiras semanas após o parto ou durante a gravidez.


Anúncios Patrocinados


As razões para o desenvolvimento da eclampsia





A causa da eclampsia em shih tzu são níveis criticamente baixos de cálcio no sangue. Essa hipocalcemia aguda se desenvolve como resultado de uma série de fatores.


Uma dieta desequilibrada sempre afeta negativamente a condição do animal e, após a experiência do parto, o corpo fica completamente vulnerável.


Se sempre houve falta de cálcio na comida do cachorro, então após o aparecimento dos filhotes, quando a cadela começa a produzir leite (rico em cálcio), suas próprias reservas desse micronutriente diminuem rapidamente.


A dieta de um cachorro pode até ter cálcio suficiente, mas o excesso ou a deficiência de outros nutrientes afetam sua absorção.


Os níveis baixos de albumina no sangue também afetam os níveis de cálcio. A falta dessa proteína ou uma perda acentuada dela acarreta uma diminuição nos níveis de cálcio. Essa condição se desenvolve com algumas patologias renais.


O que é eclampsia em cadelas?

O cálcio é um mineral muito necessário para o bom funcionamento do corpo, pois está envolvido em processos fisiológicos importantes, tais como: transmissão de impulsos nervosos, coagulação sanguínea (está ligado à produção de fibrina), excitabilidade neuromuscular, permeabilidade da membrana celular, ação inotrópica (age na contração cardíaca) e ativação de determinados sistemas enzimáticos.


Anúncios Patrocinados


A eclampsia, ou hipocalcemia puerperal, é um aumento súbito na necessidade de cálcio que acontece no período do parto ou pós-parto, para o processo de calcificação do esqueleto do feto e para a produção do colostro e leite. Na cadela, a maior demanda de cálcio pode ocorrer também em um período mais tardio, cerca de 20 dias após o parto.


Sintomas de eclampsia em cadelas

A eclampsia pode ter início com sinais brandos e progredir até a tetania em 8 a 12 horas. Vários são os sintomas de eclampsia em cadelas:


Fraqueza muscular;

Respiração ofegante;

Aumento da ingestão de líquidos;

Maior produção de urina;

Tremores;

Incoordenação motora;

Desorientação;

Convulsões;

Aumento da temperatura corporal;

Mioclonias (contrações musculares involuntárias);

Taquicardia;

Vômitos;

Mudanças de comportamento (pode ficar mais agressiva).


A cadela com eclampsia pode amamentar?

A cadela com eclampsia não pode amamentar seus filhotes por pelo menos 24 horas. Os tutores deverão alimentar a ninhada com mamadeira ou sonda, com uma suplementação adequada de leite (caseira ou comercial). Após esse período, e iniciada a terapia com administração de cálcio via oral, os filhotes podem mamar na mãe. A recorrência da eclampsia na mesma lactação é incomum, mas caso ocorra, os filhotes devem ser definitivamente desmamados.


Como tratar a eclampsia canina?

A eclampsia é considerada uma situação grave que se não for tratada a tempo, pode levar o animal a óbito, devido à depressão respiratória grave ou por hipertermia (aumento da temperatura corporal) associada a edema cerebral.


Anúncios Patrocinados


Por esse motivo, não tente tratar a cadela em casa, é muito perigoso! Os filhotes devem ser afastados da mãe, que deverá ser levada rapidamente aos cuidados de um médico veterinário para que seja instituída a terapia intravenosa com soro, cálcio e demais medicamentos necessários, de acordo com o estágio da doença.


 Os melhores remédios para eclampsia canina

O tratamento da eclampsia deverá ser continuado em casa, após superada a fase grave da doença, com o uso de cálcio via oral com suplementação de vitamina D, para garantir a absorção gastrointestinal. É recomendado que nas primeiras 24 horas os filhotes não sejam amamentados pela mãe, para avaliação da resposta da cadela durante este período. Pode também ser alternada a amamentação dos filhotes com o aleitamento artificial, quando forem muito jovens. Em casos de maior gravidade, poderá ser feito o desmame precoce completo dos recém-nascidos.


A prevenção da eclampsia é um cuidado que o tutor deve ter, utilizando ração de boa qualidade durante toda a gestação. Não é indicado o uso de ração formulada para filhotes durante essa fase, pois ela contém mais cálcio que a ração para cães adultos, podendo alterar a produção do paratormônio. Após o nascimento dos filhotes, a cadela deve passar a se alimentar com ração de filhotes. O uso de suplementação de cálcio durante a gestação também é contraindicado.

Comentários