Castrar ou não castrar: Duvidas frequentes

                      Castrar ou não castrar seu pet?


Por mais que os veterinários sejam

 unânimes em recomendá-la, poucos procedimentos da medicina preventiva veterinária são tão polêmicos quanto à castração. Isso porque, embora seus benefícios sejam amplamente divulgados, a castração ainda gera muitas dúvidas em tutores de pets que vão desde a cirurgia até o pós-operatório, passando por seus possíveis efeitos colaterais.





 É natural que os animais mudem após a castração, tanto de forma física como  comportamental. Afinal, a cirurgia envolve partes do corpo relacionadas à produção de hormônios. Confira o que muda após a castração de cada sexo:


Castração de fêmeas


As mudanças são principalmente relacionadas à saúde:


Acaba o incômodo com o período de cio – o sangramento acontece de seis em seis meses;


Anúncios Patrocinados


Deixa de existir o risco de  desenvolver tumores de útero e ovário, que são comuns. E diminui a chance de tumor nas mamas, especialmente se ela for castrada antes do primeiro cio (o momento ideal para realizar o procedimento é no quinto mês);


Evita que elas tenham gravidez psicológica, que pode ocorrer quando a fêmea passa pelo cio, mas não fica grávida;


Reduz o risco de piometra, um tipo de infecção grave no útero.



Castração de machos

As mudanças após a castração costumam ser mais aparentes em seu comportamento. Com a remoção dos testículos, a produção de testosterona é drasticamente reduzida. A castração diminui a chance de comportamentos como:


Demarcação de território com xixi, agressividade e no caso de cães, hábitos como “pegar” na perna das pessoas  – especialmente se ele for castrado no primeiro ano de vida. O momento ideal para realizar o procedimento é entre o quinto e o sétimo mês, quando os órgãos reprodutivos terminaram de se formar;


O procedimento também reduz a chance do shih tzu  desenvolver tumor de próstata.


Anúncios Patrocinados


Se você optar pela castração é essencial você procurar uma clínica veterinária onde a cirurgia seja realizada com toda a segurança! Pesquise bem sobre o processo de anestesia, e o mais importante, faça exames pré-cirúrgicos no seu pet e consiga todas as informações que puder do veterinário que vai realizar a castração. Tome todo o cuidado possível para garantir um procedimento tranquilo, indolor e benéfico para seu shih  tzu.


Vale reforçar que a castração trata-se de uma cirurgia: embora seja um procedimento comum e seguro, toda operação — com anestesia, corte, pontos — envolve algum risco. Por isso, é super importante fazer exames prévios com o veterinário para minimizar as chances de ter qualquer problema.

Comentários