Fim de Ano Sem Medo: Como acalmar seu shih tzu durante os fogos da virada

     Cada um de nós temos uma preocupação muito grande com os pets na virada do ano, afinal, é fácil encontrar um cachorro  que fica apavorado com a queima de fogos no Réveillon. Saiba o que fazer com cachorro que tem medo de fogos!

Pensando no bem-estar dos bichinhos, nós trouxemos este ano algumas  dicas, com conteúdos e  sobre como você pode garantir uma celebração sem sustos para o seu filho de quatro patas.


Anúncios 


 O que fazer e não fazer no dia 31






   Uma prevenção caprichada vai reduzir bastante a chance do seu shih tzu ter uma crise de ansiedade ou ficar apavorado na hora do foguetório, porém, é sempre bom saber o que pode e o que não pode ser feito caso o peludinho se desespere na hora H.


   A dica mais simples (e que costuma funcionar bem) é apenas seguir agindo naturalmente. Cumprimente os familiares, vá pegar mais um pouco de comida ou bebida, envie uma mensagem para alguém pelo celular etc. Ao mostrar que você não está nem um pouco preocupado com o barulho e as luzes vindos de fora, o cachorro tende a se sentir mais tranquilo e confiante de que está tudo bem.


Anúncios 


   Demonstrando calma, certifique-se de que realmente o ambiente está isolando ao máximo os estampidos dos fogos e que as cortinas estão bem fechadas. Quanto menor for o barulho e a quantidade de flashes das explosões dentro de casa, mais fácil será para o seu shih tzu recuperar a calma.

   Diga a todos que estão em casa para não acariciar ou agradar o seu shih tzu enquanto ele estiver desesperado. Isso pode funcionar como um reforço positivo e aumentar a insegurança dele. Caso o cão procure se esconder, por exemplo, debaixo da cama, deixe o bichinho lá e não force sua saída. O local escolhido por ele funciona como um abrigo e ajuda a deixá-lo mais relaxado.

 


Dica 1: Controle o medo – Isolamento


  Procure um lugar na casa que seja amplo, e que não possua quinas, portões, muros, nada de vidro e nada que ele possa escalar ou destruir.

Deixe um rádio ligado num volume baixo, comida, água,  alguns ossos artificiais para que eles possa roer no momento de ansiedade. Certifique-se que as portas e janelas estão fechadas.  ( apenas uma pequena abertura para passagem de ar)  se o quarto tiver ar condicionado será melhor ainda, pois você poderá  isolar completamente o barulho por fechar tudo.



Dica 2: Controle o medo -  Fique com seu Shih Tzu 


  Na hora dos fogos de artifício, não saía de perto dele, pois isso o deixará mais tranquilo. 

Haja como um líder, o líder sempre tenta mostrar sua autoridade e tentar resolver o problema.  Por isso, mostre ao Shih tzu que você não está aflito com ele, e sim muito calmo, e logo dará um jeito no problema. Assim você deixará seu Shih Tzu mais calmo.


  Jamais medique o seu filho de quatro patas sem prescrição médica, pois é grande o risco de você causar problemas para a saúde do peludinho. Caso seu shih tzu se machuque na hora de se proteger dos fogos, procure imediatamente uma ajuda médica veterinária emergencial.

  Não considere esperar pelo outro dia, pois ferimentos e quedas podem esconder problemas mais sérios e quanto antes o doutor cuidar do pet, mais chances ele terá de ficar bem rapidamente.



Comentários