Gastrite em shih tzu: Causas e tratamento

Muitos tutores de shih tzu se fazem essa pergunta: "Será que meu shih tzu tem gastrite "? Como posso saber se realmente é?  Observe isso é muito importante: se você estar em dúvida se seu shih tzu tem ou não gastrite, saber a diferença  vômito ou regurgitação é essencial.


Vômito 

É como um ritual. Ficamos incomodados, começamos a salivar, temos ânsia, sofremos contrações abdominais e emitimos um som similar a uma tosse quando o alimento semi-ingerido é expelido .

O alimento não  saí com sua aparência original, estar totalmente deformado , sem forma. 


Regurgitação

Ocorre no esôfago  (tubo que conduz o alimento ao estômago).  A comida volta instantaneamente depois de ingerida, é processo natural do organismo.  Regurgitação não indica gastrite.


Gastrite significa inflamação no estômago.  Veja abaixo!





Gastrite em shih tzu é uma condição que resulta na inflamação do estômago do seu cão de estimação, juntamente com a incapacidade de digerir a comida adequadamente. Ela pode ocorrer em shih tzu de uma forma aguda ou crônica. Isso pode ser causado devido a qualquer um dos problemas de saúde, incluindo cão com múltiplas alergias alimentares, mudanças bruscas de dieta, corpos estranhos, parasitas ou com outros problemas de saúde.


Os sintomas


Os sintomas mais comuns de seu cão sendo afetado por gastrite incluem vômitos, dor na região abdominal, letargia e perda de apetite. A bile espumante no vômito também pode conter manchas de sangue causadas por um sangramento no estômago. Após a exibição destes sintomas, medidas precisam ser tomadas para identificar se é apenas um caso simples de uma dor de estômago em cães, ou se é de facto a gastrite.


Enquanto gastrite aguda pode resultar no aparecimento repentino de graves sintomas de gastrite, o que pode aumentar drasticamente numa questão de horas, gastrite crónica é geralmente associada com sintomas mais leves. No entanto, esta condição crónica pode afetar o cão durante um longo período de tempo, normalmente causando danos para o revestimento interno do estômago.


Causas


A gastrite pode ocorrer a partir de uma variedade de causas, incluindo a exposição a certos tipos de vírus e bactérias, ou uma reação de certos tipos de alimentos. As outras causas a incluir:


Imunomediada


Alergia alimentar ou intolerância


Toxinas presentes em fertilizantes, herbicidas e agentes de limpeza


Indiscrição alimentar, o que pode ser causada por material vegetal consumido, por objetos estranhos ou irritantes químicos


Metabólica endócrino / doença, como a doença hepática crônica, doença de Addison, pancreatite


Câncer de cão

Parasitismo

Certas drogas, como os AINE e glicocorticoides

Infecções virais

Mastocitoma

Doenças renais em cães


Além disto, tem também que certas raças de cães que incluem Poodles miniatura, Lhasa Apso, Maltês, shih tzu e e outras raças de cães pequenas são muito mais suscetíveis à doença, em comparação com outras raças. Cães também podem desenvolver gastrite aguda, se comerem  alimentos que normalmente não comem, ou se ingerem carnes imundas pois  gastrite crônica em cães é frequentemente associada a bactérias e vírus, ao tipo errado de dieta ou aos certos medicamentos. Na maioria dos casos os cães respondem bem aos tratamentos para a condição, e a maioria dos casos podem ser tratada em casa.


Tratamento e Diagnóstico


Como a maioria dos casos de gastrite em cães ocorre quando um cão ingere o tipo errado de alimentos, o veterinário irá perguntar se o cão tem possivelmente comido nada, talvez a partir de uma recente viagem para a lata de lixo, o que poderia estar causando os sintomas. Para a gastrite crónica grave ou mais testes de diagnóstico, sob a forma de análises de sangue são necessários para descartar qualquer doença tal como o parvovírus ou condições como a doença renal. Se um material não digerido e é preso no estômago do cão, em seguida, os raios X podem ser usados para identificar, ou  um exame endoscópico do estômago do cão pode ser feito por testes adicionais e culturas.


As opções de tratamento incluem restrições alimentares e, em alguns casos, medicamentos de prescrição ou de terapias de suporte. Para o tratamento da gastrite aguda, você pode precisar de reter o alimento por pelo menos 24 horas para permitir que o tempo estômago para recuperar e curar o irritante. Além disso, apesar de a água não é restrita, ele deve ser oferecida  várias vezes em quantidades menores. Isto é devido à tendência de cães afetados por gastrite de ingerir grandes quantidades de água de uma só vez, fazendo com que mais  vómitos e irritação no estômago.


Na gastrite crônica ou grave, se a condição está sendo causada por bactérias, antibióticos vão ajudar a tratar a doença. No entanto, se a causa é uma determinada condição médica, então abordando-a  pode ajudar a resolver os sintomas de gastrite. Num caso em que a gastrite é causada por um objeto não digerido no estômago do cão, a cirurgia é a única opção de tratamento.


Embora gastrite, na sua forma discreta, é relativamente fácil de remedição, a forma crónica pode rapidamente tornar a vida em risco, devido à desidratação e desequilíbrio electrolítico causados pelo vómito. O melhor curso de ação é, portanto, de agir com rapidez e tratar os sintomas do seu cão para que ele possa voltar à sua vida  saudável e feliz  em um curto período de tempo.


Comentários